data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) elegeram o novo presidente da entidade nesta sexta-feira. O nome escolhido foi o de Ronnie Mello (PP), 38 anos, de Uruguaiana. Ele substitui Zilase Rossignollo (PTB), que era prefeita de Rosário do Sul até o ano passado.
style="width: 25%; float: left;" data-filename="retriever">
Mello (foto ao lado) foi eleito por unanimidade. O político está no segundo mandato consecutivo como prefeito de Uruguaina. O encontro ainda tratou da adesão das cidades ao sistema de cogestão, para permitir que que a região adote medidas de combate ao Covid-19 de acordo com os próprios interesses e não seguindo apenas o determinado pelo governdo do Estado. A adoção da cogestão passa a valer já na próxima semana.
Abertas as inscrições para 825 vagas no Politécnico e Ctism
O cronograma de vacinação também foi debatido. Porém, não houve difinições sobre o assunto. Fazem parte da Amfro os municípios de Alegrete, Barra do Quarai, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel, Sant'Ana do Livramento e Uruguaiana.
CAMINHO DAS ORIGENS
Outra entidade da região que também reúne municípios é o Consórcio Caminho das Origens. Para 2021, o novo presidente do grupo será Beto Turchiello (MDB), prefeito de Jaguari. Ele foi eleito também nesta sexta-feira e assume no lugar de Antão Perufo, ex-prefeito de Nova Esperança do Sul.
O Consórcio Caminho das Origens é composto por oito municípios: Bossoroca, Capão do Cipó, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Miguel das Missões e São Vicente do Sul.